SUNSHINE ANDRADE

SEJA BEM VINDO!!!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

VIVA COMO AS FLORES


Em um antigo mosteiro budista, um jovem monge questionava o mestre:

- Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam de mais, outras são ignorantes, muitas são indiferentes, eu sinto ódio das mentirosas e sofro com as que caluniam.

- Pois viva como as flores, orientou-lhe o mestre.

- E como é viver como as flores? – perguntou o jovem monge.

- Repare nas flores – ele falou apontando os lírios, que crescem no jardim – Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo mau-cheiroso tudo aquilo que lhes é importante, útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo inquietar-se com as suas próprias imperfeições, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o perturbem. Os defeitos deles, são deles, não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimentos. Exercite, pois a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.

Numa simples orientação, sem dúvida, uma grande nobre lição de bem-viver a nossa disposição. Mas para viver como as flores, é preciso ainda observar outras características que elas nos oferecem, como exemplo. É importante notar que nem todas as flores têm facilidades, mas todas elas têm algo em comum: florescem onde foram plantadas. Seja em meio a pedregulhos, ou em jardins perfeitamente bem cuidados, as flores surgem para perfumar e embelezar a vida.

Existem as flores heroínas, que precisam lutar com valentia, por um lugar especialmente feito ao sol. São aquelas que surgem em minúsculas trinchas, abertas em calçadas ou muros de concreto. Precisam encontrar com firmeza e determinação um espaço para brotar, crescer e florescer. Há flores, cujas sementes ficam sob solo escaldante do deserto por muitos anos, esperando que um dia as gotas da chuva tornem possível emergir e então surgem, por poucos dias, só para espalhar o seu perfume e lançar ao solo novas sementes que germinarão e florescerão ao seu tempo. Em campos cobertos de neve, há flores esperando que o sol da primavera derreta o gelo para despertar de sua letargia e colorir a paisagem em exuberância de cores e perfumes. Ah, como as flores sabem executar com maestria a divina missão que o criador lhes confia. Existem ainda flores resignadas, que simulam na tentativa de tornar menos tristes as cerimônias fúnebres dos seres humanos, enfeitando coroas sem vida.

Viver como as flores, portanto, é muito mais que saber tirar vida, beleza e perfume das coisas ruins. É muito mais do que florescer em desertos áridos ou terrenos inóspitos. É mais do que buscar um lugar ao sol, estando em uma cova escura. É mais do que suportar a poda e responder mais vida e mais exuberância. Viver como as flores, é entender e executar a missão que cabe a você, a mais bela e valorosa criação divina, para quem todas as flores foram criadas. Pense nisso, as flores são uma das mais velas e delicadas formas de expressão do divino artista da natureza. Parece mesmo que o criador as projetou e as colocou no mundo pra falar da grandeza do seu amor por nós e também como lições silenciosas, a nos mostrar como florescer e frutificar em meio a todas as dificuldades da vida. Pense nisso, quem sabe não é essa a hora de você começar a imitar as flores?

Planeje-se para morar sozinha



Faça um orçamento detalhado com custos como aluguel, água e luz e saiba se você pode arcar com eles

Por Gisele Macedo Sá

Chega um momento na vida que todas as pessoas querem ter independência e logo pensam em uma maneira de começar essa nova etapa. Geralmente elas a iniciam saindo da casa dos pais, porém essa é uma decisão muito importante, já que arcar com os custos de uma casa é algo que exige planejamento e disciplina financeira.
O economista e professor da IBE/FGV, Paulo Grandi, explica que o primeiro passo antes de ir morar sozinho é se organizar financeiramente e saber se existe verba para arcar com os custos. “Faça uma lista de gastos tais como, aluguel, conta de água, luz, transporte, alimentação e outros. Por fim verifique se você tem a renda suficiente para cobrir estas contas”, explica o especialista.
Ele alerta que a pessoa precisa ter estabilidade com esta renda. “Evite tomar esta decisão quando você não estiver seguro no trabalho ou está há pouco tempo na empresa”, avisa Grandi.
Não se esqueça de incluir no orçamento gastos menores do dia a dia e também seus gastos pessoas de costume, como lazer e educação. Se necessário, faça uma revisão do seu orçamento pessoal e readéque valores.
É preciso também ter uma reserva para a compra dos móveis da casa. Tente não entrar nessa nova etapa com dívidas ou parcelamentos para o futuro, então se planeje e faça muita pesquisa de preço para mobiliar o imóvel. Lembre-se, quem paga à vista garante mais desconto nas compras. Caso tenha que optar por financiamentos, inclua os valores no orçamento e verifique mais uma vez se pode arcar com os custos.
Outra forma de sair da casa dos pais é dividir um espaço – casa ou apartamento – com um amigo. Esta decisão diminui drasticamente os custos, mas é preciso ficar atento. “Verifique se a pessoa com quem você dividirá as despesas tem condições para assumir a parte dela, pois se ela não honrar sua parte, você terá que arcar com mais dinheiro do que planejou”, alerta o professor.
Outro cuidado que se deve tomar é quanto à afinidade com o outro morador. Muitas vezes os dois podem ter problemas de relacionamento que não consigam resolver e, desta forma, prejudicar a parceria. E de quebra perder um amigo e ganhar uma dor de cabeça.
Quanto à escolha do imóvel é preciso avaliar cada caso. Muitas vezes pagar aluguel pode ser mais vantajoso do que optar por um financiamento, que geralmente é longo, com prazos de 20 a 30 anos.
Planejar é a palavra chave. Com um bom planejamento você certamente alcançará seu objetivo de morar sozinha mais rápido. “No mais, controle seu orçamento e não gaste mais do que ganha. Reserve uma parte dos rendimentos para cobrir as despesas em caso de emergências e também faça investimentos”, finaliza o professor.

Minestrone:




Ingredientes
. 1 xícara (chá) de feijão-branco
. 3 litros de caldo de legumes
. 4 colheres (sopa) de azeite
. 1 cebola em cubos
. 1 dente de alho picado
. 3 tomates picados
. 1 talo de salsão picado
. 2 batatas em cubos
. 3 cenouras em cubos
. Sal e pimenta a gosto
. 200 g de macarrão minigravatinha
. Salsa picada a gosto
Modo de preparo
1. Deixe o feijão de molho na água por uma noite.

2. Cozinhe o feijão no caldo de legumes até que fique macio. Reserve.

3. Em outra panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o salsão, a batata e a cenoura. Refogue por 2 minutos e tempere com sal e pimenta.

4. Adicione um pouco da água do feijão e deixe cozinhar por 2 minutos após o início da fervura.

5. Junte o restante do caldo e, quando ferver, ponha o macarrão. Cozinhe até ficar al dente.

6. Desligue o fogo, polvilhe a salsa e, na hora de servir, polvilhe queijo parmesão ralado se desejar.
Dica: acrescente ao minestrone rodelas de linguiça defumada. Você também pode usar o macarrão ave-maria.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SOU COMO A ÁGUA





(Massaharu Taniguchi)


Sou como a água. Nenhuma barreira poderá represar-me e 
impedir que me torne um oceano.

Se barrarem minha passagem colocando grandes pedras no meu leito
converter-me-ei em torrente, em cachoeira, e saltarei impetuoso.

Se me fecharem todas as saídas, eu me infiltrarei no subsolo. 
Permanecerei oculto por algum tempo mas não tardarei a reaparecer. 
Em breve estarei jorrando através de fontes cristalinas 
para saciar a sede dos transeuntes.

Se me impedirem também de penetrar no subsolo, 
eu me transformarei em vapor,
formarei nuvens e cobrirei o céu. E, chegando a hora, 
atrairei furacão, provocarei relâmpagos, desabarei torrencialmente, 
inundarei e romperei quaisquer diques e serei finalmente 
um grande oceano.

Produtos de beleza sustentáveis



Cosméticos ecologicamente corretos deixam de ser uma preocupação das indústrias para, então, se tornarem prioridade

Por Selena Escher


Os fabricantes de cosméticos estão se mostrando cada vez mais atentos a reduzir os impactos ambientais investindo em produtos de beleza sustentáveis, e passam a participar de iniciativas ecologicamente corretas. Dentre alimentos, roupas e acessórios, o ramo da beleza está se adaptando para que assim agrida cada vez menos o planeta.
Empresas estão deixando de fazer testes em animais, começaram a apostar em embalagens “verdes”, e usam refis para criarem um menor fluxo de produção de recipientes. Portanto, o uso de ingredientes naturais, de origem vegetal, deixa de ser uma preocupação para tornar-se prioridade. Define-se então o novo luxo: cosméticos naturais eficazes e de boa qualidade.
O site do PEA (Projeto Esperança Animal) disponibiliza neste link uma lista atualizada das empresas nacionais e internacionais que não testam seus produtos em animais. Confira a lista e veja quais produtos e marcas você pode usar sem agredir os animais e o meio ambiente.
Logo, em meio às ações realizadas, a Feira Hair Brasil 2012 expôs produtos sustentáveis criados com o intuito de diminuir seus impactos ambientais. Dentre os lançamentos apresentados se viu um secador ecológico, uma escova de cabelos de cabo biodegradável, entre outros.
Contudo, em destaque neste segmento está a consultora de moda Chiara Galeta, cujo enfoque é disseminar informações pertinentes sobre o universo da moda e beleza ligado à sustentabilidade, e então buscar hábitos mais saudáveis de consumo ao optar por marcas que tenham um compromisso com o meio ambiente.

Como escolher produtos sustentáveis

Reduza a quantia de produtos utilizados - Fuja do apelo de consumo imposto através de meios de comunicação de massa. Adquira e use somente os produtos realmente necessários para sua pele em seu cotidiano. Antes de comprá-los avalie se de fato serão úteis. Reduzir a quantidade de produtos é o primeiro passo para hábitos sustentáveis de beleza.
Opte por marcas engajadas - Escolha empresas que se preocupam com a maneira que obtêm matérias-primas e cheque se as mesmas disseminam mensagens coerentes de acordo com suas ações. Pesquise sobre seus valores e observe os rótulos dos produtos. Logo, prefira cosméticos produzidos com ingredientes naturais; quanto mais naturais melhor, tanto para o meio ambiente quanto para o corpo.
A Natura, por exemplo, criou a linha Ekos, adotando a sustentabilidade nas matérias-primas. A Avon, entretanto, recicla 80% de seus resíduos, assim como a Éh Cosméticos desenvolveu o projeto Reciclar Éh, e a Dove, da Unilever, produz embalagens recicláveis. Estas são algumas das empresas do país envolvidas em projetos sustentáveis.
Identifique atitudes sustentáveis - Verifique se determinada marca tem projetos de consciência ambiental, como divulga seu produto e se evita, por exemplo, o desperdício de embalagens e folhetos, e se utiliza materiais recicláveis e embalagens biodegradáveis, pois as de plástico comum demoram a se decompor no ambiente.