SUNSHINE ANDRADE

SEJA BEM VINDO!!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bolinha de papel


Quando mais jovem, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva e na menor provocação, explodia magoando meus amigos.

Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo: Amasse-a!

Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.

Agora – voltou a dizer-me, deixe-a como estava antes.

É óbvio que não pude deixa-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de dobras.

Então, disse-me o professor:

O coração das pessoas é como esse papel... a impressão que neles deixamos será

tão difícil de apagar como esses amassados.

Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente.

Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado.

A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.

Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas muitas vezes é tarde demais.

Alguém disse, certa vez:

"Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio".

Cada um no seu quadrado



Conheça os perfis comportamentais, uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e da própria vida
Por Monica Hauck


Por incrível que pareça, até músicas extremamente populares e de cunho artístico duvidoso podem ter sua sabedoria. Aqui estou eu, começando meu dia e pensando no refrão: Ado aado cada um no seu quadrado…
Pois é. Cada pessoa tem seu quadrado e no mundo corporativo é melhor identificá-lo o quanto antes. Estou falando dos Perfis Comportamentais.
Segundo a metodologia Profiler, definimos os quatro perfis em Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Proponho um exercício: Pense no seu trabalho, na sua equipe e tente colocar cada companheiro de trabalho no seu quadrado. Sim, aqui você pode colocar cada um no devido seu lugar!
O primeiro quadrado é o dos comunicadores. Sabe aquelas pessoas, entusiasmadas, amigáveis? Pessoas que gostam de contar histórias, são otimistas, mantém o escritório rigorosamente desorganizado e estão sempre gesticulando e sorrindo com os olhos.
Conseguiu identificar? Se ainda precisa de ajuda, pense no colega que sempre chama atenção nas festas e está sempre cercado de pessoas. Este é o comunicador.
Agora pense naquele colega líder, que toma a frente das coisas, normalmente se envolve com causas. Ele está sempre fazendo muitas coisas, com pressa e atrasado, é impaciente, impulsivo tenta tomar conta de tudo, é direto ao falar e mantém contato visual firme. Normalmente é o que vibra com cada desafio e mergulha neles de corpo e alma até conseguir o melhor resultado. Conseguiu identificar? Você acaba de descobrir que tem colegas executores.
Agora preste atenção: procure um colega mais reservado, pacífico, calmo, sempre disposto a ajudar. Aquela pessoa diplomática que pode ter um ritmo lento e reações mais demoradas. Este colega é um bom ouvinte e mantém a mesa bem organizada.
Achou? Estes são os queridos planejadores. Mas antes que você o eleja como o Perfil do ano, cuidado. Planejadores são vulcões que demoram a entrar em atividade, mas quando acontece, é melhor não estar por perto!
Agora só falta um quadrado. Este é silencioso, organizado metódico e perfeccionista. Tende a evitar o contato visual, Pode parecer “frio”, pouco expressivo, possui um questionamento preciso e lógico. Possuem poucos mas bons amigos e costumam ser muito leais, ao ponto do auto sacrifício. São pessoas sensíveis, calmas e prontas a organizar sua vida. Acabamos de identificar um analista.
Pronto. Agora que você já identificou os quatro perfis e os colocou nos devidos quadrados. É bom lembrar-se que as pessoas não podem ser enquadradas em apenas um perfil comportamental. Normalmente elas possuem dois perfis predominantes e rótulo nunca é bom.
Conhecer o perfil comportamental das pessoas é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e Gestão da própria vida! Você pode trabalhar o aumento de performance, Gestão de conflitos, Coaching e PDI.

Bolinho de arroz com queijo


Ingredientes:
. 2 xícaras (chá) de arroz cozido
. 1 batata grande cozida, sem casca e  amassada
. 1 ovo
. 2 colheres (sopa) de queijo ralado
. Sal, pimenta, salsa e cebolinha picadas a gosto
. ½ colher (sopa) de fermento em pó
. 150 g de mussarela em cubinhos
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, exceto o queijo. Separe em pequenas porções usando duas colheres (sopa) e recheie cada bolinho com um cubinho de queijo. Frite em óleo bem quente até dourar. Retire com uma escumadeira, escorra sobre papel-toalha e sirva.
Dica: Se usar arroz parboilizado, junte duas colheres (sopa) de farinha de trigo à massa.