SUNSHINE ANDRADE

SEJA BEM VINDO!!!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sutiã: escolha o modelo ideal e ganhe saúde



Peças inadequadas para o seu corpo podem causar dores e problemas na coluna

Por Gisele Macedo Sá


Escolher um bom modelo de sutiã vai além da beleza e da sensualidade da peça. Ele é muito importante também para a saúde da mulher e ao usar um modelo incorreto ela pode ter diversos incômodos. A principal função do sutiã é oferecer suporte aos seios e diminuir o sobrepeso em relação à coluna da mulher. Porém, muitas vezes, influenciadas pela beleza da peça, algumas mulheres esquecem-se de verificar a qualidade do sutiã e também o tipo ideal para o seu corpo.
O fisioterapeuta da Central da Fisioterapia (SP), Rodrigo Peres, explica que cada mulher tem que usar um sutiã de acordo com o tamanho dos seus seios e também das suas costas. “Por exemplo, quando usam sutiãs menores, com o intuito de realçar os seios esteticamente, as mulheres correm o risco de causar compressão das glândulas mamarias o que no futuro pode acarretar problemas na amamentação”, conta. Dores nas mamas também costumam estar relacionadas aos modelos incorretos. Mude e observe.
Já no caso de quem opta por modelos maiores do que os necessários para o seu corpo, o especialista explica que a escolha pode diminuir a sustentação e favorecer a inclinação da coluna para frente, causando dores nas costas. “Em muitos casos as mulheres já apresentam algum tipo de alteração na coluna e, se o sutiã for inadequado, poderá aumentar um desvio já existente”, explica o especialista.
A palavra mais importante é conforto, pois o modelo ideal de sutiã deve acomodar os seios completamente e de forma suave, sem criar saliências do lado ou na parte inferior dos seios. Peças com leves modelagens são indicadas. As alças também são importantes. Prefira modelos com alças mais largas e aumente a sustentação. Isto também evita que a alça marque demais os ombros (como se cortasse a pele). Nas costas, as elas devem estar ajustadas para evitar o desconforto.
Observe também o tipo de tecido da peça, algumas mulheres podem apresentar alergias oriundas dos tipos sintéticos. “As dermatites de contato podem ser mais frequentemente relacionadas ao uso de vestimentas sintéticas e isso também vale para os sutiãs”, explica o mastologista do Hospital Santa Paula (SP), André Perina. A dica é que sempre optem por modelos de algodão. Em períodos mais específicos, como a menstruação ou a amamentação, a escolha do sutiã deve ser diferente das demais ocasiões. Nestas épocas, os seios ficam sensíveis e podem alternar de tamanhos. Os modelos maiores geralmente resolvem os incômodos.
A relação do sutiã e do câncer de mama é uma preocupação de alguns cientistas que já pesquisaram o tema, mas também de algumas mulheres, porém o mastologista explica que não é necessário temer o uso do acessório. “Os sutiãs, com bojo ou sem, não provocam o câncer. O mecanismo pelo qual a célula normal se altera para o câncer não é influenciado pelo tipo de vestimenta”, enfatiza o médico Perina.

Maçã do amor:


Ingredientes
. 4 maçãs vermelhas
. 4 palitos de picolé 
. 1/2 xícara (chá) de água
. 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 1/2 xícara (chá) de glicose de milho
. 1/2 xícara (chá) de corante alimentício vermelho

Modo de preparo
1. Lave e seque bem as maçãs. Espete um palito de picolé em cada uma das frutas, no lado do cabinho, e reserve.

2. Em uma panela, misture o restante dos ingredientes. Leve ao fogo baixo até levantar fervura.

3. Deixe ferver, sem mexer, durante cerca de 5 minutos, ou até que a calda atinja o ponto de fio grosso. Quando ela estiver pronta, retire-a do fogo.

4. Segure cada maçã pelo palito, mergulhe-a rapidamente na calda, inclinando a panela para que cubra toda a maçã. Retire-a e deixe escorrer o excesso.

5. Em seguida, coloque-a em uma assadeira rapidamente.

6. Deixe esfriar e endurecer a casca antes de servir.
Dica: para testar se a calda está em ponto de fio grosso, pingue um pouco de calda em uma tigela com água fria - ela deverá formar fios duros. Se você tiver termômetro para doces, a temperatura da calda deve estar em 145 ºC.