Aceitar o envelhecimento não quer dizer o fim da vaidade; é cuidar que as mudanças sejam suaves e cheguem no tempo certo. Sim, pois um dia inevitavelmente você terá rugas - mas terá muito menos e muito mais tarde se usar protetor solar corretamente. "Eu diria que, se você cuidar de si mesma, não entrar em pânico com a passagem do tempo, mas sim redefinir o significado de beleza para sua idade, tem a chance de sentir-se ainda mais atraente do que nunca!", finaliza Vivian.
Para confirmar a teoria de que é possível envelhecer bonita conheça os principais cuidados que devem ser tomados a partir dos 30 anos e prepare-se!
Olá, gravidade
Quando você pensa que está ficando caidinha, não é apenas impressão! Ana Paula Meski, dermatologista de São Paulo, conta que é nessa faixa que o colágeno entra em um processo de degradação mais acentuado. Resultado: surgem as primeiras rugas (as mais frequentes são os pés de galinha e linhas em regiões que você movimenta bastante, como entre as sobrancelhas).
Lembra-se daquele tempo em que você se esquecia do protetor solar? Terá de prestar contas: as sardas e manchinhas vão se multiplicar pelo rosto e colo a qualquer hora. Mas para cada pele há uma sentença. Alguns fatores podem acentuar esses sinais da idade, como o cigarro (nem vamos comentar a agressão para o seu corpo todo que é fumar, ok?) e o álcool, que atrapalham a microcirculação entre as células; dormir pouco causa olheiras e rouba o tempo hábil para a renovação celular noturna. Não esperamos que você abandone a happy hour, mas está na hora de agir como gente grande e encarar aquele prato colorido sem cara feia! Uma boa alimentação, rica em hortaliças e frutas, carrega antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres.
Xô, rugas e manchas!
A escolha do sabonete depende do seu tipo de pele, mas em geral deve ser mais hidratante do que o usado aos 20 anos. Inclua um tônico para equilibrar o pH da pele e use filtro solar mesmo naqueles dias nublados em que você só vai até a padaria. Nos tratamentos noturnos, saem os antioleosidade e entram os hidratantes mais potentes. A dermatologista Claudia Magalhães indica continuar com o ácido glicólico, que estimula a renovação celular, e os antioxidantes, importantes em qualquer idade. Se for necessário, invista em uma máscara revitalizadora semanal para recuperar o viço da pele.
Mas há novidades para as suas compras: inclua cremes com ativos clareadores e uniformizantes, como hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico, idebenona e arbutin. Também é importante procurar tratamentos específicos com substâncias que incentivem a produção de colágeno, tais como as vitaminas C e E, o retinol e o retinaldeído. Fique atenta: além de cuidar da área dos olhos, inclua o pescoço na sua rotina de cuidados. A pele dessa região é igualmente sensível.
Experimente também
É o dermatologista que vai indicar o tratamento adequado. Se ainda não tem um para chamar de seu, procure já! Nessa idade é comum a aplicação de luz intensa pulsada, um aparelho que age na melanina das células, diminuindo a incidência de sardas e melasmas, além de estimular o colágeno. A dermatologista Claudia Magalhães também indica peelings químicos (substâncias que penetram na pele) para estimular a renovação celular, sem a necessidade da abrasão. Esse tipo de peeling ameniza linhas finas e manchas. A correção das rugas iniciais pode ser feita com a aplicação de ácido hialurônico, um agente de hidratação da pele que, retendo as partículas de água, deixa a pele mais firme.
Agenda
• Todo dia - limpar, hidratar e usar protetor solar
• Toda noite - limpar, aplicar produto com ativo clareador de manchas e antiaging
• Toda semana - esfoliar para remover células mortas e aplicar máscara revitalizadora
• Todo mês - peeling superficial
• Todo trimestre - se necessário, uma sessão de luz intensa pulsada
• Todo semestre - visitar o dermatologista
• Todo ano - se necessário, fazer aplicação de ácido hialurônico
Produtos
Nenhum comentário:
Postar um comentário